Politica de Segurança Alimentar - Rações


A Política da Raporal, S.A. – Divisão de rações, assenta em:

Segurança Alimentar da Raporal, que tem na sua implementação o compromisso da Administração, assentando nos seguintes princípios:

- Seleção e avaliação rigorosa dos seus fornecedores;
- Implementação de Boas Práticas de Laboração e de Higiene e cumprimento dos requisitos legais;
- Garantia de Segurança Alimentar dos produtos colocados no mercado;
- Assegurar que a Segurança Alimentar é extensiva a todas as fases da cadeia produtiva, desde a receção até à disponibilização dos produtos aos clientes;
- Apostar na formação e responsabilização de todos os colaboradores cujas atividades têm impacto na Segurança Alimentar;
- Focar a atenção no cliente indo ao encontro dos seus requisitos e expetativas, possuindo a flexibilidade necessária de adaptação de produtos e serviços à evolução do mercado;
- Cumprir as suas obrigações éticas e legais de correta informação ao consumir;
- Promover a melhoria contínua de processos, produtos e eficácia do SGSA, disponibilizando para tal todos os recursos necessários;
- Comunicar de forma interativa com os seus parceiros de negócios, sejam eles fornecedores, clientes e autoridades oficiais todas as questões relacionadas com a segurança alimentar no sentido de melhorar continuamente o seu SGSA e de dar comprimento aos requisitos das partes interessadas.

 



       

Política de Segurança Alimentar de Carnes


A Raporal compromete-se com uma política organizacional que assenta na produção sustentável de produtos com elevados níveis de qualidade e segurança, procurando reduzir o impacto da sua atividade económica sobre o ambiente e aplicar uma politica de responsabilidade social assente na justiça e responsabilidade.
A Segurança Alimentar, a par da Responsabilidade Ambiental, da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social são requisitos fundamentais para as empresas conquistarem a confiança dos seus clientes, mantendo assim com eles uma relação próxima e duradoura, permanecendo no mercado de forma responsável.
Para isso, a sua política vai ao encontro dos requisitos estatutários, regulamentares e de clientes.


A Política da Qualidade e Segurança Alimentar da Raporal assenta nos seguintes princípios:
• Seleção e avaliação rigorosa dos seus fornecedores;
• Implementação de Boas Práticas de Laboração e de Higiene e cumprimento dos requisitos legais;
• Garantir a Segurança Alimentar dos produtos colocados no mercado;
• Assegurar que a Segurança Alimentar é extensiva a todas as fases da cadeia produtiva, desde a receção até à disponibilização dos produtos aos clientes;
• Apostar na formação e responsabilização de todos os colaboradores cujas atividades têm impacto na Segurança Alimentar e no cumprimento dos requisitos de clientes;
• Focar a atenção no cliente indo ao encontro dos seus requisitos e expetativas, possuindo a flexibilidade necessária de adaptação de produtos e serviços à evolução do mercado;
• Cumprir as suas obrigações éticas e legais de correta informação ao consumidor;
• Promover a melhoria contínua de processos, produtos e eficácia do SGSA, disponibilizando para tal todos os recursos necessários;
• Diversificar os mercados de destino dos seus produtos fazendo uma forte aposta na internacionalização da empresa;
• Comunicar de forma interativa com os seus parceiros de negócios, sejam eles fornecedores ou clientes, todas as questões relacionadas com a segurança alimentar no sentido de melhorar continuamente o seu SGSA e de dar cumprimentos aos requisitos das partes interessadas;
• Reduzir o consumo de energias não renováveis e de água, minimizando o impacto negativo no meio ambiente;
• Promover a aplicação da sua Politica de Responsabilidade Social.


De forma honrar o compromisso assumido com os seus clientes, a Raporal definiu e aprovou um conjunto de Indicadores e respetivos objetivos, que lhe permitem evidenciar o cumprimento da sua Política. Estes são revistos regularmente, sendo realizada uma análise de tendência permitindo reação adequada face aos resultados obtidos.
Esta política é comunicada a todos os colaboradores através da formação de acolhimento e publicações internas (flyer, cartazes, etc). Desta forma, todos poderão estar conscientes da importância do cumprimento da Política e da necessidade do seu envolvimento e empenho, para a sua implementação consolidada.
A Raporal assume o compromisso de assegurar todos os recursos humanos, materiais e pedagógicos, necessários ao desenvolvimento e aplicação do SGSA. Compromete-se ainda a acompanhar a sua evolução, através de nomeação de um representante permanente na ESA.

 

 

 

Floresta da Herdade do Gamoal


A floresta da Herdade do Gamoal está certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council A.C.).

Esta certificação assegura que os produtos provêm de florestas bem geridas, que oferecem benefícios ambientais, sociais e económicos.

 

Ambiente e Segurança Agro-pecuária


Mais que uma obrigação, uma missão.


2008 foi um ano marcante, em que reforçámos a nossa posição no mercado, com a aquisição ou aluguer de várias explorações pecuárias, passando a ter mais responsabilidade no que respeita ao ambiente e segurança agro-pecuária. Nesse âmbito, passámos a ter como principais objetivos:
– O controlo das condições higio-sanitárias, nomeadamente, o controlo das águas e de pragas;
– A formação regular a todos os colaboradores, na área do Ambiente e Segurança no Trabalho.
– O controlo dos resíduos e das águas residuais provenientes das ETAR.

Outras Certificações


O selo 100% RAPORAL assegura que a carne utilizada na elaboração de cada produto é proveniente de explorações próprias, e que todo o processo produtivo é totalmente controlado por nós, garantindo a tradição, a qualidade e o rigor, para sua total segurança.

A STEC tem uma gama de produtos com certificação Halal, que assegura que a sua elaboração e os seus respetivos processos de produção cumprem os requisitos do Halal, sendo, por isso, adequados aos consumidores muçulmanos.

 

    

Produtos da marca Stec são “Gluten Free”


A Raporal tem a sua unidade industrial STEC certificada para a “Isenção de Glúten” em todo o processo produtivo. Desta forma, o selo “Gluten Free” passa a integrar a rotulagem dos produtos de charcutaria da marca STEC, garantido uma identificação mais imediata para a comunidade celíaca.
Esta certificação está enquadrada numa estratégia que prioriza a adoção de procedimentos que, por sua vez, permitam colocar no mercado produtos que se adequem às necessidades atuais dos consumidores.
Para a Raporal é muito gratificante poder ajudar a encontrar soluções para os problemas específicos que decorrem da doença celíaca que se caracteriza por uma intolerância alimentar ao Glúten, pelo que os indivíduos que padecem da mesma, necessitam de cumprir uma dieta isenta de glúten composta por alimentos correntes cuja composição não inclui esta substância e, desta forma, poder contribuir para aumentar a oferta aos celíacos e familiares, especificamente através da certificação APC/BIOTRAB nos produtos da marca STEC.
Com esta certificação da unidade industrial todos os produtos de charcutaria da marca STEC estão isentos de glúten e passam a ostentar o selo APC – BIOTRAB, alimento seguro sem glúten.