A produção animal da empresa é representada pela marca RapFarms. São mais de 4 dezenas de unidades produtivas distribuídas pela produção de suínos e bovinos. Destas unidades, salientamos a Exploração Pecuária da Herdade do Gamoal, que se destaca como uma das mais modernas estruturas pecuárias produtivas do país.
A RAPORAL preocupa-se em ter um desenvolvimento sustentável, assumindo a sua responsabilidade ambiental. A aplicação rigorosa das normas ambientais e de segurança e higiene no trabalho são essenciais para a empresa.
O projeto “Porco com mais Sabor” visa a produção de uma carne mais tenra, mais suculenta e com mais sabor. Este projeto só foi possível graças a uma parceria com um grupo multinacional de genética, que permitiu definir alguns elementos fundamentais a cumprir, nomeadamente, a seleção da melhor raça, o maneio produtivo diferenciado (que dá ao animal uma maior área de estabulação), o regime alimentar, o aumento da idade de abate do animal (que favorece a deposição de gordura intramuscular), a composição de nutrientes da carne e o modelo de negócio.
Os seus resultados são evidentes:
O projeto para a produção de Porco Ibérico, que estamos a desenvolver no Alandroal, é um projeto ambicioso e muito desafiante. Trata-se de uma unidade produtiva composta por um efetivo de algumas centenas de porcas reprodutoras, e o macho utilizado no cruzamento é um exemplar de Porco Alentejano puro, por forma a garantir que os animais fruto deste cruzamento sejam animais de alta qualidade.
A fase de acabamento dos animais dá-se nos montados de sobro e azinho, um aspeto fundamental para a criação de um produto diferenciado e com valor acrescentado.